29 de junho de 2017

O que é link dofollow e nofollow?

Muitas blogueiras e profissionais de marketing digital sabem o quanto é importante trabalhar os links de forma correta. Mas o que são backlinks? O termo é designado a todos os links que apontem para outros sites. Ou seja, qualquer link posicionado em um texto para guiar o leitor até outras páginas.

Links dofollow e nofollow.

Leia também: Por que criar um blog?

Os backlinks podem ser internos, ligando um conteúdo à outro do mesmo site, ou externos, direcionando a pessoa para outros sites ou blogs. E para você ganhar um bom posicionamento nos mecanismos de busca como o Google, você precisa gerar links.

O que são links dofollow e nofollow?

  • Dofollow

O links que contém o atributo dofollow são muito importantes para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Eles indicam que esses links são válidos e devem ser seguidos e considerados em termos de contabilização para efeitos de SEO.

Quanto mais links de qualidade uma página receber, mais importante ela é perante o Google e tem maiores chances de aparecer em boas posições nos resultados das buscas.

  • Nofollow

Diferente do primeiro, os links que recebem o atributo nofollow indicam aos buscadores totalmente o contrário. É basicamente uma maneira simples de dizer para o Google não seguir um determinado link. Mas por que isso?

Acontece que muitas pessoas sabendo que os backlinks passavam autoridade, começaram a utilizá-los indiscriminadamente. Logo, passaram a otimizar seus sites fazendo parcerias e compras de links na tentativa de manipular os buscadores (o chamado Black Hat).

Para contornar esse problema, surgiu então os links nofollow. Tal atributo deve ser adicionado aos links sempre que ele for originado de: comentários em posts ou artigos, links feitos por usuários que ainda não ganharam confiança e programa de afiliados, por exemplo.

Google, links dofollow e nofollow.

Como adicionar o atributo nofollow?

É possível adicionar o atributo nofollow em qualquer link que você inserir em seu blog. Não tem mistério, é bem simples! Para isso, basta você adicionar o código rel = “nofollow” na estrutura dos links.

<a href=”http://www.urldosite.com.br” title=”Nome do site” rel=”nofollow>Google</a>

Por fim, a forma mais fácil de identificar se os links estão com o atributo nofollow é instalar um plugin no seu navegador que permita te mostrar isso. Nesse caso, eu indico o SEO Quake e o MOZ.

0 comentários

Deixe seu comentário