15 de agosto de 2017

Guia SEO: nível básico / O que é SEO?

Como eu já falei aqui no blog algumas vezes, eu trabalhei por um ano e meio em uma empresa especializada em SEO. Em meu primeiro post eu prometi que falaria um pouco mais sobre essa técnica, daria algumas dicas e tiraria dúvidas. Então cá estou eu cumprindo a minha promessa!

Eu resolvi falar sobre esse assunto em três diferentes posts –  Guia SEO: nível básico, intermediário e avançado. Tendo em vista a complexidade do assunto e a quantidade de informações, eu acho que desse modo fica mais fácil de compreender.

Nesse post, portanto, você irá descobrir o que é SEO. Estarei explicando a origem do termo, como surgiu a necessidade em utilizar essa estratégia, dentre outros pontos importantes para os iniciantes que têm interesse em aprofundar no tema.

Search Engine Optimization. Saiba o que é SEO.

Bom, o mundo está se tornando cada vez mais digital e isso não é novidade. E para um veículo – seja o site de uma marca ou um blog – se manter bem ranqueado nos mecanismos de buscas, sobretudo no Google, trabalhar bem o SEO é de extrema importância.

O termo “SEO” vem da palavra Search Engine Optimization e significa otimização de sites. E nada mais é do que obter tráfego através da busca orgânica. Ou seja, quando uma pessoa procura por um determinado site, conteúdo ou produto nos mecanismos de busca.

Entendendo mais sobre a técnica

A cada dia que passa, mais e mais conteúdos são publicados na web, novos sites e produtos são criados. Logo, a concorrência para permanecer nos primeiros resultados de busca é acirradíssima, não concorda? É exatamente aí que surge o SEO para ajudar a conseguir melhores resultados.

Imagine que você está procurando pela resenha de um determinado produto no Google. Assim que você faz a busca, é de praxe achar que o primeiro site nos oferece o melhor conteúdo. Mas são vários fatores que fazem com que ele esteja lá em cima posicionado, e a otimização é uma delas.

Dessa forma, quando você otimiza as páginas do seu site, você estará tornando-o mais visível para as pessoas que procuram palavras-chave associadas à sua marca, produto ou serviço. Agora surge a duvida: como trabalhar bem o SEO, deixando o seu site otimizado? Você aprenderá no nível intermediário!

Leia também:

Agora que você já sabe o que é SEO, estará pronto(a) para dar o próximo passo. Em breve estarei trazendo o Guia SEO: nível intermediário, para aqueles que estão buscando aprender algumas técnicas de otimização e desejam implementá-las em seus sites. Então não deixem de acompanhar o blog!

12 comentários

Deixe seu comentário

12 Comentários

  • Pamela Pic
    12 out 2017

    Finalmente nós meninas estamos entrando no mundo SEO………..
    Espero as próximas dicas sua …

    • Bia Mendes
      Bia Mendes
      18 out 2017

      Logo, logo vou trazer mais dicas do universo de mkt digital para melhorar a performance dos blogs, Pam! Fique de olho 🙂 Bjinhos

  • Kaila Garcia
    22 ago 2017

    Não tenho muita noção sobre SEO, seu post me ajudou demais! O pouco que sei foi essencial para ajudar o crescimento do meu blog, quero aprender mais sobre isso, faz muita diferença! ❤

    http://www.kailagarcia.com

    • Bia Mendes
      Bia Mendes
      26 ago 2017

      Ahhh, fico muito feliz em saber isso, Kaila! Sim, trabalhar bem o SEO faz muita diferença. Em breve estarei trazendo mais dicas sobre o assunto por aqui. Beijo!

  • Quero muito ler mais sobre o assunto. Adorei o post.
    Bjs, <3
    http://WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    • Bia Mendes
      Bia Mendes
      26 ago 2017

      Oi, Ju. Pode deixar que o quanto antes estarei trazendo mais dicas sobre o assunto. Beijos!

  • Mainá
    16 ago 2017

    Bia, amei este post! Aposto que vai ajudar muita gente ❤️

  • Mari
    16 ago 2017

    Um daqueles posts ultra necessários pra gente sair compartilhando com a internet inteira! <3
    Que linda você, Bia! Parabéns pela iniciativa de ajudar quem quer aprender mais sobre o assunto! 🙂

    • Bia Mendes
      Bia Mendes
      26 ago 2017

      Ah, você que é maravilhosa!! Fico muito feliz que você tenha gostado do post, Mari. Como esses assuntos geram bastante engajamento, sempre vou estar tentando ao máximo trazer dicas e compartilhar tudo o que eu sei e aprendi. Beijinho!

  • Wanessa
    16 ago 2017

    tava lembrando de vc quando trabalhamos juntas e vi um comentário seu no blog ♥
    eu to precisando melhorar o meu SEO e algumas outras coisinhas por lá.
    Bj http://diadebrilho.com

    • Bia Mendes
      Bia Mendes
      26 ago 2017

      Saudades de trabalhar com as blogueirinhas, Wa! E eu super te ajudo com o SEO do seu blog sim, pode contar comigo 😉 Beijo!