28 de abril de 2017

Campos do Jordão: conheça a Suíça brasileira

Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. A cidade é conhecida como “suíça brasileira” pelas referências à cultura europeia e o clima frio, sobretudo no inverno.

Como havia falado para vocês, eu acabei viajando no meu aniversário e visitei vários lugares maravilhosos! Mas acontece que Campos do Jordão foi um dos que mais me marcaram. Eu fiquei completamente apaixonada por lá, tanto que já estou pensando em voltar o mais rápido possível!

Bia Mendes em Vila Capivari - Campos do Jordão.

Vila Capivari – Campos do Jordão

Logo que cheguei na cidade, me deparei com uma vegetação que eu nunca havia visto antes, uma arquitetura de paisagem incrível. Sabe aquela folha da bandeira do Canadá? Conhecida como folha de bordo ou maple, a cidade estava toda decorada com essas folhinhas no chão. Essa magia do Outono fez com que um lugar lindo ficasse mais lindo ainda!

Além disso, eu amei o clima de Campos do Jordão. Como fui neste mês de Abril, peguei um friozinho suportável – uma legging, uma blusa de manga e bota já bastaram. Mas a temperatura média anual gira em torno de 14ºC, chegando a cair para abaixo de zero no inverno.

Outono em Campos do Jordão.

Confira os principais pontos turísticos e passeios para se fazer em Campos do Jordão:

  • Vila Capivari

A Vila Capivari é um dos lugares mais movimentados de Campos do Jordão, com diversas possibilidades de gastronomia, lazer e entretenimento.  É onde se concentram a maior parte de hotéis e pousadas.  O cenário de Capivari fica ainda mais lindo com o contraste das árvores, em sua maioria formada por araucárias, além de uma diversidade de flores que se destacam em meio ao charme das montanhas.

Obs: é impossível sair de Vila Capivari sem experimentar os chocolates, que ganham combinações indescritíveis com frutas, sementes, e em tabletes, trufas e bombons.

Vila Capivari em Campos do Jordão.

  • Morro do Elefante

Em Campos do Jordão um passeio se faz obrigatório. O Morro do Elefante é um dos pontos turísticos mais visitados, revelando a vista mais bonita da cidade. Seu nome tem origem na formação da montanha, que de longe se assemelha ao contorno de um elefante. O acesso ao topo se dá por duas maneiras: por um teleférico que liga Vila Capivari ao Morro do Elefante, promovendo um passeio super divertido ou pela estrada, onde você tem a oportunidade de passar por paisagens belíssimas cercadas de muito verde.

Morro do Elefante em Campos do Jordão.

  • Cervejaria Baden Baden

A cervejaria Baden Baden surgiu como ideia de quatro amigos apreciadores de cerveja que queriam criar uma micro cervejaria. Em Campos do Jordão, portanto, é possível visitar a sua fábrica e acompanhar todo o processo de fabricação das cervejas artesanais. Durante o tour, o visitante também recebe dicas de degustação e  pode experimentar os chopps Cristal e Bock. Para visitar a fábrica da primeira cerveja gastronômica do Brasil, é necessário agendar a visita com antecedência.

Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão.

  • Amantikir

O parque Amantikir Garden reúne 26 jardins, com mais de 700 espécies de plantas dos mais diversos países como Inglaterra, Austrália, Alemanha e Japão. Aberto para visitação durante o ano todo, as visitas no parque podem ser guiadas ou não. Todo o projeto Amantikir está apoiado sobre três ideias que o parque busca transmitir: Diversidade, Sustentabilidade e Educação. Assim, o objetivo é que todos os visitantes saiam do parque melhores do que entraram, levando para sempre uma nova maneira de ver e se relacionar consigo mesmo e com a natureza.

Parque Amantikir em Campos do Jordão.

  • Horto Florestal

O Horto Florestal fica 15km do centro e tem cinco trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Se chegar cedo e tiver disposição, dá até pra fazer mais de uma trilha no mesmo dia. E quando cansar e bater aquela fome, o horto tem lanchonete, restaurante, mesinhas para piquepique e até churrasqueira para os visitantes. Um refúgio dentro da cidade, o Horto é ótimo para fazer caminhadas entre as araucárias. Dentro do local também, há outras atividades como arvorismo, duas tirolesas e aluguel de bikes.

Horto Florestal em Campos do Jordão.

Como vocês podem ver, Campos do Jordão é um lugar repleto de verde, com várias opções de lazer e entretenimento. Eu já estou marcando a minha próxima viagem para lá, e vocês?

2 comentários

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Marcia Christina Lopes Duarte
    01 maio 2017

    Concordo Garota Tropical. Campos do Jordão é demais. Não tem como não querer voltar. Na próxima pode contar com a minha companhia. Parabéns por seus comentários, tenho certeza que ,depois das suas dicas,muitas pessoas vão querer conhecer a “Suiça Brasileira”

    • Bia Mendes
      Bia Mendes
      20 maio 2017

      Campos do Jordão é um lugar maravilhoso!! Quando iremos para lá juntas então?