Categoria: Blogosfera

29 de agosto de 2017

Novidade no blog: blogagem coletiva!

Olá, meus amorzineos! Como falei recentemente, não estou tendo muito tempo para fazer posts com a frequência que eu gostaria. A reta final da faculdade, meu trabalho, alguns freelas e outras coisas da vida estão me demandando muito tempo 🙁

Mas eu estou com muitas novidades e projeções para o blog! Estou mega animada e, em breve, estarei trazendo muita coisa nova por aqui. Hoje, em particular, venho trazer uma: a blogagem coletiva!

Entenda o que é blobagem coletiva.

Mas o que é blogagem coletiva?

Bom, a blogagem coletiva teve seu início na época em que houve o “boom” dos blogs, há cerca de cinco anos atrás. Mas, até hoje, várias blogueiras continuam usando essa estratégia para aumentar o engajamento e atrair novos leitores.

A blogagem coletiva nada mais é do que chamar outras influenciadoras para dissertar e dividir seus diferentes pontos de vista diante de um determinado assunto. Moda, cultura, sustentabilidade, dentre muitas outras temáticas podem ser abordadas nessa maneira criativa de elaborar posts.

Eu acredito que o mais legal da blogagem coletiva, além de entender como as outras pessoas pensam em relação ao assunto que você está dissertando, é atrair novas pessoas para conhecerem o seu blog. Isso porque em cada post tem o link dos blogs que estão participando para que você possa fazer o redirecionamento para ler os outros conteúdos.

  • A blogagem coletiva no blog

O post deve sair essa semana ainda e o tema já foi escolhido! No entanto, vocês vão ficar sabendo só no dia da publicação, ok? As meninas que vão participar da blogagem coletiva comigo são as fofas da Mari Baboghlian do Good News Everyday e a Bruna Munhoz do Vaidosa e Feminina.

Leia também:

Agora que vocês já sabem o que é a blogagem coletiva, não deixem de acompanhar o blog para conhecer o tema e as nossas opiniões sobre o assunto que escolhemos. Beijinhos, Bia!

1 comentário
15 de agosto de 2017

Guia SEO: nível básico / O que é SEO?

Como eu já falei aqui no blog algumas vezes, eu trabalhei por um ano e meio em uma empresa especializada em SEO. Em meu primeiro post eu prometi que falaria um pouco mais sobre essa técnica, daria algumas dicas e tiraria dúvidas. Então cá estou eu cumprindo a minha promessa!

Eu resolvi falar sobre esse assunto em três diferentes posts –  Guia SEO: nível básico, intermediário e avançado. Tendo em vista a complexidade do assunto e a quantidade de informações, eu acho que desse modo fica mais fácil de compreender.

Nesse post, portanto, você irá descobrir o que é SEO. Estarei explicando a origem do termo, como surgiu a necessidade em utilizar essa estratégia, dentre outros pontos importantes para os iniciantes que têm interesse em aprofundar no tema.

Search Engine Optimization. Saiba o que é SEO.

Bom, o mundo está se tornando cada vez mais digital e isso não é novidade. E para um veículo – seja o site de uma marca ou um blog – se manter bem ranqueado nos mecanismos de buscas, sobretudo no Google, trabalhar bem o SEO é de extrema importância.

O termo “SEO” vem da palavra Search Engine Optimization e significa otimização de sites. E nada mais é do que obter tráfego através da busca orgânica. Ou seja, quando uma pessoa procura por um determinado site, conteúdo ou produto nos mecanismos de busca.

Entendendo mais sobre a técnica

A cada dia que passa, mais e mais conteúdos são publicados na web, novos sites e produtos são criados. Logo, a concorrência para permanecer nos primeiros resultados de busca é acirradíssima, não concorda? É exatamente aí que surge o SEO para ajudar a conseguir melhores resultados.

Imagine que você está procurando pela resenha de um determinado produto no Google. Assim que você faz a busca, é de praxe achar que o primeiro site nos oferece o melhor conteúdo. Mas são vários fatores que fazem com que ele esteja lá em cima posicionado, e a otimização é uma delas.

Dessa forma, quando você otimiza as páginas do seu site, você estará tornando-o mais visível para as pessoas que procuram palavras-chave associadas à sua marca, produto ou serviço. Agora surge a duvida: como trabalhar bem o SEO, deixando o seu site otimizado? Você aprenderá no nível intermediário!

Leia também:

Agora que você já sabe o que é SEO, estará pronto(a) para dar o próximo passo. Em breve estarei trazendo o Guia SEO: nível intermediário, para aqueles que estão buscando aprender algumas técnicas de otimização e desejam implementá-las em seus sites. Então não deixem de acompanhar o blog!

12 comentários
29 de junho de 2017

O que é link dofollow e nofollow?

Muitas blogueiras e profissionais de marketing digital sabem o quanto é importante trabalhar os links de forma correta. Mas o que são backlinks? O termo é designado a todos os links que apontem para outros sites. Ou seja, qualquer link posicionado em um texto para guiar o leitor até outras páginas.

Links dofollow e nofollow.

Leia também: Por que criar um blog?

Os backlinks podem ser internos, ligando um conteúdo à outro do mesmo site, ou externos, direcionando a pessoa para outros sites ou blogs. E para você ganhar um bom posicionamento nos mecanismos de busca como o Google, você precisa gerar links.

O que são links dofollow e nofollow?

  • Dofollow

O links que contém o atributo dofollow são muito importantes para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Eles indicam que esses links são válidos e devem ser seguidos e considerados em termos de contabilização para efeitos de SEO.

Quanto mais links de qualidade uma página receber, mais importante ela é perante o Google e tem maiores chances de aparecer em boas posições nos resultados das buscas.

  • Nofollow

Diferente do primeiro, os links que recebem o atributo nofollow indicam aos buscadores totalmente o contrário. É basicamente uma maneira simples de dizer para o Google não seguir um determinado link. Mas por que isso?

Acontece que muitas pessoas sabendo que os backlinks passavam autoridade, começaram a utilizá-los indiscriminadamente. Logo, passaram a otimizar seus sites fazendo parcerias e compras de links na tentativa de manipular os buscadores (o chamado Black Hat).

Para contornar esse problema, surgiu então os links nofollow. Tal atributo deve ser adicionado aos links sempre que ele for originado de: comentários em posts ou artigos, links feitos por usuários que ainda não ganharam confiança e programa de afiliados, por exemplo.

Google, links dofollow e nofollow.

Como adicionar o atributo nofollow?

É possível adicionar o atributo nofollow em qualquer link que você inserir em seu blog. Não tem mistério, é bem simples! Para isso, basta você adicionar o código rel = “nofollow” na estrutura dos links.

<a href=”http://www.urldosite.com.br” title=”Nome do site” rel=”nofollow>Google</a>

Por fim, a forma mais fácil de identificar se os links estão com o atributo nofollow é instalar um plugin no seu navegador que permita te mostrar isso. Nesse caso, eu indico o SEO Quake e o MOZ.

0 comentários
22 de maio de 2017

Os melhores bancos de imagens gratuitos

Para quem tem um blog ou trabalha na área de marketing assim como eu, sabe muito bem que as fotos podem influenciar demais na qualidade do conteúdo. E um desafio para todos nós é encontrar imagens gratuitas com uma boa qualidade.

Apesar de ser uma prática comum, é proibido usar imagens sem autorização prévia do autor. A legislação prevê multas para quem cometer o crime, então é sempre preciso se atentar em relação à isso.

Confira alguns bancos de imagens gratuitos que oferecem fotos com ótima qualidade.

Mas para a nossa felicidade, existem alguns bancos de imagens gratuitos muito bons! Eu separei os que eu mais uso e que, na minha opinião, oferecem as melhores fotos com alta qualidade.

Obs: Na maioria dos bancos de imagens deve-se colocar o nome da imagem que você procura em inglês.

Confira alguns bancos de imagens gratuitos

  •   Unsplash

Para mim, é o que tem as fotos mais bonitas e com a melhor qualidade. Todas as imagens publicadas no Unsplash são licenciadas sob a Creative Commons Zero, o que permite baixar, modificar e usá-las para qualquer finalidade. Há cada 10 dias são sempre publicadas 10 novas fotos.

  • Pexels

Esse é outro banco de imagens que eu uso bastante. O Pexels oferece milhares de fotos com alta resolução para que os usuários possam utilizá-las à vontade, tanto para uso pessoal quanto comercial. Um diferencial dessa plataforma, é que além das fotos, existe a opção de baixar vídeos também!

  • Visual Hunt

No Visual Hunt, é possível encontrar uma grande variedade de imagens com alta resolução. Além disso, assim como em alguns mecanismos de busca, ele oferece opções de pesquisa por cor, relevância e de uso ou não comercial, por exemplo.

  •  Freepik

Em relação aos bancos anteriormente citados, acredito que o Freepik seja o que menos disponibilize imagens gratuitas, tendo em vista que as melhores fotos geralmente são para quem é “premium”. Mas o legal da plataforma é que além de fotos, ela oferece uma grande variedade de vetores também.

  • Pixabay

Assim como o Freepik, o Pixabay oferece imagens, vetores e ilustrações livres de direitos autorais. Essa plataforma também oferece a opção de pesquisa por cor, categoria e orientação de página. Sua barra de pesquisa permite que as buscas sejam feitas em vários idiomas, inclusive em português.

Existem também multisites como o The Stocks e All The Free Stock que reúnem vários bancos de imagens gratuitos em um lugar só!

Gostaram das dicas de banco de imagens? Espero ter ajudado todos que buscam encontrar fotos de alta qualidade sem se preocupar com custos e direitos autorais (:

8 comentários
19 de abril de 2017

Por que criar um blog?

Oi, meus amores! Estive sumida nos últimos dias porque acabei inventando uma viagem de última hora. Resolvi dar a louca e explorar o sudeste! Visitei várias cidades do Rio, São Paulo e Minas em comemoração ao meu aniversário. Hoje eu resolvi compartilhar com vocês a minha ideia de criar o Garota Tropical e dar dicas para quem gostaria de criar um blog também.

Por que criar um blog?

A ideia de criar um blog

Como eu falei no primeiro post do blog, a ideia surgiu quando eu comecei a trabalhar com SEO em uma empresa de Marketing Digital. Mas o que é SEO? Search Engine Optimization – essa coisa linda de se pronunciar – é uma das principais ferramentas para aumentar o ranqueamento nos mecanismos de busca e, consequentemente, o número de acessos dos sites.

Parece ser muito complexo, mas com o mundo se tornando cada vez mais digital, o SEO ganha destaque. Nessa categoria de Blogosfera estarei trazendo tudo explicadinho desse assunto em breve.

Através do meu trabalho com Link Building, técnica que está dentro do SEO, eu fechei parcerias com várias blogueiras. Como eu sempre acabo criando uma relação estreita com todo mundo que eu tenho contato, independente de ser relacionado à trabalho, acabei ficando amiga de várias blogueiras também.

A partir disso, se somando vários fatores que me levaram à criação do blog. Minha chefe e uma outra colega de trabalho sempre afirmavam que eu teria tudo para me dar bem na área, tanto pela experiência adquirida ao longo do estágio, como por gostar de escrever.

Blog Garota Tropical.

Por que criar um blog?

  • Your Place

O blog é um lugar que você pode compartilhar o que quiser com todo mundo, desde os seus sentimentos, opiniões e dar dicas sobre diversos assuntos. Ele é só seu e, por isso, você pode moldá-lo da maneira como quiser para que fique do seu jeitinho.

  • Amizade

Muito possivelmente você acabará tendo contato com outras blogueiras que abordem assuntos parecidos com os seus. É muito comum algumas meninas ficarem bem próximas e frequentar os mesmos eventos. Além disso, os seus leitores também podem virar seus amigos!

  • Dinheiro

Sim, é possível ganhar dinheiro com blog. É até possível viver de blog. Claro que exige muito esforço e dedicação, mas pode gerar lucro se você tiver uma autoridade boa. As marcas hoje em dia estão se reinventando na maneira de se comunicar e propagar suas ideias, através de publiposts e diferentes formatos de anúncios nos blogs, por exemplo.

  • Escrever

Escrever exige técnica, mas sobretudo, muita prática. Ao criar cada post para o blog, você não deixa de estar aperfeiçoando a maneira como escreve. E quanto mais escrevemos, melhores textos são produzidos. Dessa forma, podemos praticar com o que gostamos e levar o ensinamento para outras questões do dia a dia.

  • Sucesso

De fato, existem algumas blogueiras que só vêem o blog como um lugar de inspiração para que possam compartilhar suas ideias. Entretanto, Niina Secrets, Camila Coelho e Thassia Naves, são grandes exemplos de que é possível ganhar notoriedade com blogs, caso você tiver isso como objetivo.

Sucesso, brinde, cheers.

Desde que o Garota Tropical está no ar, há pouco menos de um mês, ele tem me proporcionado vários sentimentos bons! Aqui eu tenho encontrado como refúgio todo o estresse que está sendo TCC + estágio + provas + freelas e outras milhares de coisas que me deixam tontinha.

Espero ter ajudado todo mundo que pensa em criar um blog. Caso tenham outras dúvidas, podem entrar em contato comigo por e-mail que eu vou AMAR dar várias dicas!

0 comentários
23 de março de 2017

Primeiro post do Blog!

Oi, meus amores! Passei horas pensando no que falar em meu primeiro post do blog e cheguei à conclusão que nada melhor do que falar um pouquinho sobre mim, né? Bom, para começar meu nome é Beatriz e, segundo a minha mãe, ela escolheu esse nome por causa do significado (a que traz felicidade) haha fofa! Mas acontece que ninguém, exceto o meu pai, me chama por Beatriz.

A pessoa acaba de me conhecer e já vai me chamando de Bia, e eu adoro, porque sempre acabo criando uma relação mais íntima e pessoal com todo mundo que eu conheço. Então prazer, Bia!

Bia Mendes, do blog Garota Tropical em Ilha de Santo Aleixo.

Moro em Niterói – RJ e tenho 21 aninhos. Sou ariana, apesar de achar que minhas características não batem nadinha com as do signo de Áries. Não sou nenhum pouco individualista, apressada e esquentadinha hahaha muito pelo contrário.

Me considero uma pessoa bastante calma e tranquila. É até bem difícil alguém conseguir me tirar do sério. Meus amigos dizem que sou extremamente fofa. O que traz sentido ao meu mapa astral é o fato do meu ascendente ser em Touro, que mantém o equilíbrio das características proporcionadas pelo Sol em Áries. Essa combinação dos dois signos costuma dar às pessoas uma aparência mais calma e tranquila, pois Touro de certa forma modera toda a tradicional impulsividade ariana. Dizem que a impulsividade e a agressividade continuam ali, só que “disfarçadas” (a louca dos signos).

Signos, astrologia - Áries.
Escolhi o curso de Propaganda e Marketing na ESPM Rio e atualmente estou no 7º período. Esse é meu último ano na faculdade e até agora não caiu a ficha de que daqui a pouquinho me formo.

Não me arrependo nadinha do que eu escolhi cursar. Fazer o que a gente ama não tem preço! <3 Simplesmente amo a minha área e o que estou fazendo. Se eu não tivesse escolhido PP, minha segunda opção seria veterinária. Em breve estarei falando sobre o meu amor com os bichinhos e a minha maior paixão, o mingauzinho.

Já vai fazer um ano que comecei a estagiar em uma agência de Marketing Digital com foco em SEO. Muitos não sabem o que é SEO e, para falar a verdade, no início nem eu sabia direito o que era também. Acontece que eu não tinha noção do quão importante e de como o meu conhecimento com o digital iria agregar à minha formação.

A ideia de criar o blog e o estilo tropical

Foi durante o meu estágio que surgiu a ideia de criar um blog. Através do meu trabalho com Link building, tive a oportunidade de trabalhar com diversas blogueiras e firmar várias parcerias. A partir daí, comecei a me interessar muito pelo universo de blogs e, com o apoio de muita gente querida, finalmente pude criar o Blog Garota Tropical.

Primeiro post de Bia Mendes, Blog Garota Tropical.

Sou completamente apaixonada pelo estilo tropical.  Amo tudo que envolva flamingos, abacaxis, flores, praia e tudo que tenha MUITA cor. Algumas pessoas falaram “mas você é muito branquinha para remeter uma Garota Tropical”. Gente, eu sou o que eu quiser ser, tá bom? Se eu quiser ser um flamingo, eu posso ser hahaha, tudo é questão de imaginação! Como vocês podem ver, sou bem doidinha também.

Bom, o post já está enorme e sinto que ainda falta muita coisa para contar! Então é isso gente, sempre que possível estarei trazendo novidades, hábitos e opiniões para compartilhar com vocês. Por fim, queria agradecer à todos que me apoiaram, incentivaram e estão comigo para tudo. Amo vocês muitão!

Flamingo, fonte: Pinterest

16 comentários